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Quem sou eu

Sou Lucienne, natural de Três Lagoas - MS,professora da rede pública estadual,habilitada em Geografia, leciono na Escola Carlos Irigaray Filho, como profissional já atuei exercendo as funções de coordenadora pedagógica e diretora.Tenho uma linda família e 02 filhos maravilhosos: Tiago Agricio e Lizandra Maria.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Exercício - Vestibular - Movimentos Migratórios

Exercício: Movimentos Migratórios (UFPB 2008)


Observe a figura.



(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228).

Sobre os movimentos migratórios da globalização, pode-se afirmar:
I. O processo migratório provocado pela globalização é uma contradição do capitalismo, visto que, por um lado, houve um acentuado crescimento industrial nos países em desenvolvimento; e, por outro, uma relativa redução da oferta de emprego.
II. Os imigrantes são indispensáveis para o desenvolvimento da economia de alguns países europeus. Isso justifica a posição da União Européia ao defender o ingresso e a legalização de imigrantes, mesmo que essa posição vá de encontro à opinião pública.
III. Muitos trabalhadores que perderam seus empregos, nos países desenvolvidos, não conseguem nova colocação com as vantagens anteriores. Isso tem provocado a redução da oferta de empregos para os imigrantes.
IV. A perda de postos de trabalho, provocada pelo progresso tecnológico nos países em desenvolvimento, poderá provocar o aumento da pressão por mais emprego nos países desenvolvidos.

Está(ão) correta(s) apenas:
A) I, III e IV
B) I e IV
C) I e III
D) II e III
E) I, II e IV
Resposta: Letra A

Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/imigracao-e-emigracao/exercicios/

domingo, 26 de setembro de 2010

Exercício - Vestibular - Imigração / Emigração

Exercício sobre imigração e emigração, retirado de prova de vestibular. Ler artigo Imigração e Emigração.

Exercício -(FUVEST 2009)

Observe o mapa:


Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo número de cidades com grandes contingentes de população imigrante.
B) A União Européia e os EUA têm estabelecido rigorosos controles de imigração, sobretudo em relação aos imigrantes ilegais vindos do Canadá.
C) Os países americanos, em particular os EUA, receberam um número significativo de imigrantes europeus até meados do século passado.
D)A Europa ocidental caracteriza-se atualmente por ser um pólo de atração de imigrantes, o que tem levado a uma regulamentação mais severa no controle da imigração.
E)O Oriente Médio, a Austrália e a China apresentam algumas cidades com grandes contingentes de população imigrante.

Resposta: Letra B

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Música e Geografia - Água

PLANETA ÁGUA
(Guilherme Arantes)

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão,
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara
Mãe d'Água, é misteriosa canção
Água que o sol evapora,
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva,
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes,
São lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água


PLANETA AZUL
(Xororó e Aldemir)

A vida e a natureza
Sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno
E frio no verão
Os peixes morrendo nos rios,
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo o que se planta, colhe,
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando
O leito dos rios secos,
Sem um pingo d'água
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de norte a sul:
A Terra nua semelhante à Lua
O que será desse Planeta Azul?
O que será desse Planeta Azul?
O rio que desce as encostas
Já quase sem vida parece que chora,
Num triste lamento das águas
Ao ver devastada a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde,
Regar a semente que ainda não nasceu,
Deixar em paz a Amazônia,
Preservar a vida,
Estar de bem com Deus

Atividades

1. Solicite aos alunos que façam uma análise da letra das duas músicas, procurando encontrar diferenças e semelhanças quanto às mensagens, apelos, informações e linguagens de cada uma.

2. Proponha aos alunos a observação e análise de águas de origens diferentes (rio, manancial, lago etc). Para tanto, utilize critérios como:
a) lixo flutuante ou acumulado nas margens
. nenhum lixo (boa qualidade)
. pouco lixo ou apenas árvores, folhas, aguapés (qualidade média )
. muito lixo (água poluída)

b) peixes
. muitos (boa qualidade)
. poucos, raros (qualidade média)
. nenhum ou só guarus (água poluída)

c) material sedimentado
. ausência, não é possível medir (boa qualidade)
. baixa quantidade, menos de três milímetros (qualidade média)
. alta quantidade, mais de três milímetros (água poluída)
Obs.: Utilize um copo cheio de água para essa experiência.

d) cheiro
. nenhum (boa qualidade)
. fraco, de mofo ou capim (qualidade média)
. fétido ou cheiro de ovo podre (água poluída)

Atenção: oriente os alunos no manuseio do material coletado e na utilização correta de equipamentos como luvas, aventais, máscaras etc.

3. Solicite aos alunos que construam uma linha do tempo que mostre a evolução das sociedades relacionada à tecnologia do manejo e utilização da água, destacando aspectos como culturas agrícolas irrigadas, água encanada, esgoto, água tratada, construção da roda d'água, construção de hidrelétricas.

4. Proponha uma pesquisa sobre invenções de máquinas movidas a água e sua importância. A partir dessa pesquisa, sugira a elaboração de desenhos, pinturas, maquetes, protótipos relativos ao tema.

5. Divida a classe em grupos e oriente para que cada grupo estude um ecossistema aquático brasileiro. Sugere-se que o estudo aprofunde os aspectos:
a) características gerais e capacidade de adaptação dos seres vivos que compõem o ecossistema;
b) cadeia alimentar dos seres vivos aquáticos;
c) ação do homem nesses ecossistemas.

6. Desenvolva, no início do semestre, a seguinte atividade:

a) solicite que os alunos tragam cópias das contas de água de suas residências, para uma explicação sobre os campos onde estão registrados o volume de água consumida, o período, o valor;
b) realize um trabalho de conscientização sobre a importância da água para a preservação da vida. Esse trabalho pode ser iniciado com a leitura de um texto ou com a apresentação de um vídeo;
c) faça um levantamento e registro de sugestões dos alunos para evitar o desperdício de água;
d) estimule, através da confecção de cartazes e elaboração de textos, o combate ao desperdício da água na escola e nas residências;
e) promova um concurso: vencerá o aluno cuja família demonstrar que soube economizar mais água num período determinado. No decorrer desse período, os alunos levarão à escola as contas de água e farão comparações de gastos e custos, para checar se a campanha surtiu o efeito desejado e para acompanhar a evolução do concurso.

7. Solicite um estudo sobre "sociedades sustentáveis" no aspecto referente à preservação da água e promova as seguintes atividades:


a) debate: divida a classe em duas alas, sendo que uma defenderá a "sociedade sustentável" e a outra fará a oposição;
b) providencie o registro das idéias favoráveis e desfavoráveis para posterior reflexão e elaboração de um relatório final.

8. Após localizar num mapa de onde vem a água que abastece a cidade, os alunos deverão mostrar, com desenhos, o caminho da água até chegar às casas, e a sua saída, já como esgoto (caso tenha a cidade tenha rede de esgoto).

9. Oriente os alunos a realizar em grupo o planejamento e construção da maquete de uma casa colocando hidrômetro, canos, caixas d'água, torneiras, chuveiros, vasos sanitários e ralos. Durante a construção da maquete, discuta com os alunos o caminho da água dentro das nossas casas e enfatize a origem e o local de tratamento dessa água.

10. Promova um estudo do meio com a realização das seguintes atividades (no caso da cidade possuir estação de tratamento de água):

a) visita a uma estação de tratamento de água, em que um técnico explique aos alunos os processos de decantação e filtração e qual o papel das algas no processo de purificação da água;
b) a partir dessa visita, proponha aos alunos a elaboração de um relatório ilustrado sobre as fases de tratamento da água;
c) peça aos alunos que expliquem quais as conseqüências do aumento e da diminuição da quantidade de algas nas águas.

11. Visite uma estação de tratamento de esgotos e chame a atenção dos alunos para as medidas obrigatórias de segurança e higiene adotadas (vestimentas adequadas dos trabalhadores, calçados, máscaras, sinalizações etc.). Solicite a um técnico da estação que faça uma exposição oral a fim de mostrar a relação entre consumo de água e produção de esgoto, entre quantidade de lixo e poluição da água. Em sala de aula, promova um debate e reflexão sobre a importância de não se jogar o lixo e o esgoto em lugares inadequados.

12. Solicite aos alunos que façam um estudo sobre as causas de poluição das águas (como agrotóxicos, esgotos, detritos industriais etc.) e suas consequências para a vida na Terra.

13. Peça uma pesquisa sobre o que os governos estão fazendo pela preservação de mananciais e como ONGs - organizações não governamentais - colaboram com esse trabalho.

14. Promova uma campanha de coleta e seleção de lixo na escola:

a) divida os alunos em grupos;
b) divida a campanha em etapas (planejamento, distribuição e execução das tarefas, registros);
c) combine uma data para a apresentação de relatório das tarefas já realizadas.

Os grupos poderão se responsabilizar:

- pela elaboração de textos, confecção de cartazes de propaganda e de sinalização;
- pela obtenção de lixeiras com cores diferentes, as quais deverão ser padronizadas para cada tipo de material reciclável;
- por entrar em contato com alguma agência do bairro que trabalhe com coleta seletiva de lixo (vidros, plásticos, papéis, latas), a fim de verificar a possibilidade de venda desse material para arrecadação de verbas para a escola.


15. Proponha aos alunos que procurem em jornais e revistas matérias sobre a situação da água nas grandes cidades e montem dois murais: um que mostre matérias com informações positivas sobre essa situação e outro que mostre matérias com informações negativas.
O professor pode orientar os alunos para uma reflexão sobre esse assunto.

16. Solicite aos alunos a observação de uma localidade de sua cidade: sua casa, a rua onde mora, uma área de lazer, o percurso que faz até a escola, registrando qualquer sinal de desperdício ou poluição das águas. Na seqüência, realize as seguintes atividades:


a) estabeleça uma discussão em sala de aula e indique um aluno para registrar todas as conclusões dos participantes;
b) defina como trabalho individual o que cada um pode assumir para melhorar a situação observada;
c) estabeleça como trabalho individual o que cada um sugere para que a comunidade resolva ou amenize os problemas constatados;
d) o professor poderá apresentar aos alunos a síntese final das sugestões.

17. Sugira a elaboração de um jornal ecológico, no qual os alunos expressem, por meio de pequenas reportagens, denúncias de agressões à natureza e divulgação de campanhas de preservação e uso adequado da água potável. É importante que os alunos, orientados por professores, tenham a liberdade de se expressar utilizando sua própria linguagem.
Algumas sugestões de como fazer:

a) discussão das possíveis seções do jornal;
b) definição dos temas ecológicos das matérias principais;
c) visita aos locais das reportagens para uma melhor coleta de informações e para verificar a possibilidade de obter fotos que ilustrarão a reportagem;
d) elaboração de textos individuais e coletivos, posteriores à discussão em grupo;
e) entrevistas com pessoas relacionadas com os temas escolhidos;
f) fechamento e digitação das matérias;
g) distribuição das matérias e fotos nas páginas do jornal (diagramação);
h) elaboração das legendas e manchetes;
i) distribuição na escola e na comunidade.


Fonte extraída do site:

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/ensinareaprender.htm

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dia das Crianças Em Alguns Países

Dia da Criança em outros países.

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil.
Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro.
Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho.
Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Muitos países porém comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU
(Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.

Atividades: Rosa-dos-Ventos Para Imprimir

1 - Rosa-dos-Ventos - Pinte a figura e coloque o nome dos pontos de orientação.



2 - Escreva nos quadradinhos os pontos cardeais e colaterais.

Rosa-dos-Ventos - Exercício Para Colorir

A rosa-dos-ventos, rosa-dos-rumos ou rosa-das-direções contém os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
Exercício

Pinte a rosa-dos-ventos assim:
1 - Azul
2 - Vermelho
3 - Amarelo
4 - Rosa
5 - Verde
6- Laranja