![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpD1KbuktSpboA3hZaTSPv1aQQIJL5TZ9VZuCbX88R7pZGJdbkfmNwFHYny3v_TkT9RXN_AoP1R4Gc2fhUhslU1GWhgCBc4_6msr3OM6PypSpCuAyp0hNWCJI9TwRKmMI7ZEU9xIDTuRT2/s320/internet.jpg)
Ao realizar uma pesquisa pela internet, analise a confiabilidade dos sites, observando:
- Autoria/Credibilidade/Citação:
Quem é o responsável pelo site? Uma pessoa ou uma instituição? Qual sua qualificação?
Cita suas fontes?
É um site “.com” (comercial), “.gov” (governamental) ou “.org” (organização não-governamental)?
- Intencionalidade/Viés:
Com que objetivo o site teria sido criado? Para informar, vender, promover algo ou alguém, para convencer?
Veicula muita propaganda? Mistura fatos com opinião?
- Conteúdo/Contexto:
O site abrange todas as questões relativas ao assunto? O texto é compreensível, claro?
Dá condições para você ampliar sua pesquisa?
- Atualidade/Continuidade:
As datas de criação e atualização aparecem com clareza?
Fonte: CENPEC. Ensinar com Internet: como enfrentar o desafio. São Paulo: CENPEC, 2006, 5 v. (Coleção EducaRede: Internet na escola; v.2) . Disponível em http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=646
Nenhum comentário:
Postar um comentário