É Primavera...
No hemisfério sul, onde está localizada a maior parte do território brasileiro, a chegada da nova estação trará mudanças na incidência de chuvas e na variação de temperaturas na maior parte do Brasil. Conhecida como Estação das Flores, a primavera marca a transição entre a estação seca e a temporada de chuvas nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste. O aumento do calor e da umidade provoca o início das pancadas de chuva no fim da tarde ou à noite.
Segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a mudança de estação aumenta a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos.Durante os meses da primavera, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. Já no centro-sul da Região Norte, o período chuvoso começa nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas.
De acordo com o Cptec, na primavera as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na região central do país, as temperaturas máximas podem atingir números muito elevados por causa da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. O Norte e o Nordeste sofrerão pouca variação de temperatura.
A primavera se estenderá até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão no hemisfério sul.
Fonte: agenciabrasil.gov.br
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvmvc8Zc6q-efNMlozxpLeFkq5iGYX1LtXHXQg529nwaMy1wA2hfyKAAxwdvSgqMc6pFGWQa7Uj4To_leFIfmdh1Zitr4d7Pi8wqfas9Xc68Kj6vATzdIkcJSHIOdzs3lGivY2b7uimK4b/s400/flor.jpg)