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Quem sou eu

Sou Lucienne, natural de Três Lagoas - MS,professora da rede pública estadual,habilitada em Geografia, leciono na Escola Carlos Irigaray Filho, como profissional já atuei exercendo as funções de coordenadora pedagógica e diretora.Tenho uma linda família e 02 filhos maravilhosos: Tiago Agricio e Lizandra Maria.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Tradução da música Halo - Beyoncé (slide)

Beyoncé
Halo - Auréola

Eu lembro dessas paredes construídas
Mas querido, elas estão se desmoronando
E eles nem sequer irão colocar elas de novo
Eles nem sequer fazer um som
Eu encontrei uma maneira de deixar você
Mas eu nunca tive uma dúvida
Ficando na luz da sua auréola
Eu tenho o meu anjo agora

É como se eu estivesse sido despertada
Cada regra que você está quebrando
É o risco que estou tomando
Eu nunca vou calar você
Estou procurando por toda parte agora
Estou cercada por seu abraço
Querido, eu posso ver sua auréola
Você sabe que você é minha salvação
Você é tudo que eu preciso e mais
Está tudo escrito sobre o seu rosto
Querido, eu posso sentir sua auréola
Rezar não vai desaparecer

(Refrão)
Eu posso sentir sua auréola auréola auréola
Eu posso ver sua auréola auréola auréola
Eu posso sentir sua auréola auréola auréola
Eu posso ver sua auréola auréola auréola

Me acerte como um raio do sol
Queimando através das minhas noites mais escuras
Você é o único que eu quero
Eu acho que estou viciada na sua luz
Eu jurei que nunca iria cair novamente
Mas com isso eu sinto que eu não estou caindo
Gravidade não esqueça
De me colocar no chão de novo

É como se eu estivesse sido despertada
Cada regra que você está quebrando
É o risco que estou tomando
Eu nunca vou calar você
Estou procurando por toda parte agora
Estou cercada por seu abraço
Querido, eu posso ver sua auréola
Você sabe que você é minha salvação
Você é tudo que eu preciso e mais
Está tudo escrito sobre o seu rosto
Querido, eu posso sentir sua auréola
Rezar não vai desaparecer

(Refrão)

Estou procurando por toda parte agora
Estou cercada por seu abraço
Querido, eu posso ver sua auréola
Você sabe que você é minha salvação
Você é tudo que eu preciso e mais
Está tudo escrito sobre o seu rosto
Querido, eu posso sentir sua auréola
Rezar não vai desaparecer

(Refrão)

Atividade 02 - Unidade 02 - Coisas Importantes e Significativas

Hipertexto





Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Campanha antifumo

Já que as atuais campanhas antifumo são tão comuns, que tal você conhecer uma campanha muito engraçada e diferente. Assista o vídeo .

Conheça a Lei Antifumo que vigora no estado de São Paulo. http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u605927.shtml
http://www.leiantifumo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=47

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Atividade 03 - Unidade 02 - Impressões e Experiências de Navegação.

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
Cigarro faz mal até pra quem não fuma.

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) de 2006, o Instituto Nacional de Câncer, INCA, órgão do Ministério da Saúde responsável pela política de controle do câncer no País, aproveita para fazer um alerta: cigarro faz mal até para quem não fuma. As crianças são um dos grupos mais atingidos. Elas correm, por exemplo, um risco cinco vezes maior de sofrerem morte súbita sem razão específica. O tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
“Se os adultos soubessem o que sofrem as crianças expostas à fumaça do cigarro, nunca mais fumariam perto delas”, observa Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer. Quando a mãe fuma depois que o bebê nasce, este sofre imediatamente os efeitos do cigarro. Segundo Santini, durante o aleitamento, a criança recebe nicotina através do leite materno. “Ela fica intoxicada com a nicotina, podendo apresentar agitação, vômitos, diarréia e taquicardia, principalmente em mães fumantes de 20 ou mais cigarros por dia”, avisa.
Em recém-nascidos, filhos de mães fumantes de 40 a 60 cigarros por dia, observaram-se resultados mais graves como palidez, cianose (coloração azulada da pele e membranas mucosas devido à falta de oxigenação no sangue), taquicardia e crises de parada respiratória, logo após a mamada. Em crianças de zero a um ano de idade, que vivem com fumantes, há uma maior prevalência de problemas respiratórios em relação àquelas cujos familiares não fumam. Além disso, quanto maior o número de fumantes no domicílio, maior o percentual de infecções respiratórias, chegando a 50% nas crianças que vivem com mais de dois fumantes em casa.
Estudos também mostram que crianças com sete anos de idade, nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação, apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças: “elas são mais lentas para desenvolverem suas habilidades. Nota-se um atraso de quatro meses para a leitura e cinco, para a matemática, por exemplo”, explica Tânia Cavalcante, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA.
A fumaça aspirada pelo não-fumante apresenta níveis oito vezes maiores de monóxido de carbono, o triplo de nicotina, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça tragada. A fumaça que sai da ponta do cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.Pesquisas nacionais e internacionais indicam que os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. Crianças expostas à fumaça do tabaco podem desenvolver doença cardiovascular, quando adultas, infecções respiratórias e asma brônquica. Os filhos de gestantes que fumam apresentam o dobro de chances de nascer com baixo peso e 70% de possibilidades de sofrer um aborto espontâneo; 30% podem morrer ao nascer.
Instituto Nacional de Câncer

Atividade 06 - Unidade 02 - Plano de Aula

Plano de Aula



Escola Estadual“Carlos Irigaray Filho”
Alto Taquari – MT
Professora: Lucienne Lizaldo Tolentino Barbosa
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Segregação Racial
Tema: Racismo
Série: 3º Ciclo – 2ª Fase
Modalidade: Ensino Fundamental
Duração das Atividades: 03 aulas
Número de alunos: 36

Objetivos:
· Conceituar racismo e apartheid e estabelecer relações entre esses conceitos;
· Estimular o diálogo e a troca de idéias, a fim de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade;
· Reconhecer a complexidade da formação cultural brasileira, que não pode ser compreendida a partir do conceito de raça;
· Valorizar a pessoa independente de sua raça, credo ou posição social;
· Conhecer as diversas formas com que o preconceito se manifesta na sociedade atual;
· Discutir os antagonismos existentes entre grupos culturais e as dificuldades de assimilação das diferenças e
· Estimular a pesquisa e a criatividade do aluno através das novas tecnologias.

Desenvolvimento
A aula será iniciada com a seguinte pergunta:
• Todas as pessoas são iguais ou todos são diferentes?

Nesse momento será orientada a discussão sobre as diferenças socioculturais existentes na sociedade brasileira observando que a questão da igualdade de direitos e deveres perante a lei não garante tratamento igualitário dos indivíduos.

Discutida essa problematização os alunos irão visitar o meu blog e na lista de links para aula clicar http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/legislacao.html e ler o que a constituição diz sobre os princípios fundamentais do ser humano.

Após a leitura os alunos serão questionados sobre:

• o que eles entendem por racismo;
• se eles constatam situações de discriminação racial no seu cotidiano;
• se eles consideram que no Brasil existe racismo ou outras formas de discriminação (opção sexual, posição social, credo...) e como essa discriminação se manifesta.

Conclui-se a discussão estabelecendo uma definição sobre discriminação racial no Brasil.

Leitura do texto: “Apartheid, o racismo legalizado”.

O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país. A antiga Constituição sul-africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo maioria na população.
Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, o apartheid, ganhou força e foi oficializada em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder.
O apartheid, que quer dizer separação na língua africâner dos imigrantes europeus, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos. Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. Os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados.
Para lutar contra essas injustiças, os negros acionaram o Congresso Nacional Africano - CNA, uma organização negra clandestina, que tinha como líder Nelson Mandela. Após o massacre de Sharpeville, o CNA optou pela luta armada contra o governo branco, o que fez com que Nelson Mandela fosse preso em 1962 e condenado à prisão perpétua. A partir daí, o apartheid tornou-se ainda mais forte e violento, chegando ao ponto de definir territórios tribais chamados bantustões, onde os negros eram distribuídos em grupos étnicos e ficavam confinados nessas regiões.
A partir de 1975, com o fim do império português na África, lentamente começaram os avanços para acabar com o apartheid. A comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas - ONU faziam pressão pelo fim da segregação racial. Em 1991, o então presidente Frederick de Klerk não teve outra saída: condenou oficialmente o apartheid e libertou líderes políticos, entre eles Nelson Mandela.
A partir daí, outras conquistas foram obtidas: o Congresso Nacional Africano foi legalizado, De Klerk e Mandela receberam o Prêmio Nobel da Paz (1993), uma nova Constituição não-racial passou a vigorar, os negros adquiriram direito ao voto e em 1994 foram realizadas as primeiras eleições multirraciais na África do Sul e Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul, com o desafio de transformar o país numa nação mais humana e com melhores condições de vida para a maioria da população.


A partir das leituras e das discussões anteriores os alunos deverão escrever um pequeno texto sobre as relações entre apartheid e racismo. Para melhorar a visão do aluno sobre os temas abordados serão sugeridos os vídeos Martin Luther King - Eu tenho em sonho e Negros creem que sonho de Luther King se realiza com Obama. Assita!

Os alunos irão ler os seus textos a fim de comparar as diversas idéias. A partir disso, será sistematizado os raciocínios apresentados conduzindo as idéias para o estabelecimento de conclusões, que remetam às diferenças entre o racismo como regime institucionalizado pelo Estado e o racismo difuso nas relações cotidianas.

Como dever de casa os alunos em grupo (03 alunos por grupo) deverão produzir uma apresentação de slide abordando as seguintes questões;
• O que significa racismo? (04 grupos)
• O racismo é um problema na sociedade? Por quê?(04 grupos)
• O apartheid ainda vigora? Explique. (04 grupos)
Observação: Cada assunto acima deverá ser abordado por 04 grupos

Temas correlatos para debate:
• O que é discriminação racial?
• Ontem e hoje, o negro no Brasil...
• Valorização do negro no Brasil.
• Discriminação racial no trabalho.

Vamos ouvir música? Ouça

Promover entre os alunos a interpretação oral da letra da música.

Sugestões de aprofundamento:

Leia a biografia de Barack Obama

Leia a biografia de Martin Luther King
http://www.africadosul.org.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.htm apresenta texto explicativo sobre o Apartheid.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/indicadores.html apresenta indicadores de desigualdades entre população negra e branca no Brasil.

Recursos didáticos
Computadores com acesso a rede;
Projetor multimídia;
Material de uso cotidiano do aluno (papel, caneta, entre outros)

Avaliação
· Participação qualificada nos debates.
· Produção e apresentação dos slides (através do projetor multimídia).
· Comentários no blog.
· Produção dos textos.

Observação: nestas aulas serão utilizados hipertexto, hipermídia, link e o blog.

domingo, 9 de agosto de 2009

Saudades... Mais uma turma inesquecível!



Dia do Estudante


Conheça a origem do Dia dos Estudantes...


Oração do Estudante - Para vocês meus queridos alunos. Parabéns!


Oração do Estudante


Senhor, recordo-me com frequência das minhas obrigações de estudante.

Faz-me atento às responsabilidades que tenho.

Santifica-me no meu trabalho de estudante.

Prepara-me para a minha futura missão.

Que eu nunca perca de vista, Senhor, o privilégio que me concedeste de poder dedicar-me ao estudo enquanto muitos jovens de minha idade, mais inteligentes do que eu,têm que trabalhar sem estudar.

Para mim, Senhor, que tantas vezes critico os que perdem alguns instantes em seu trabalho,dá-me a humildade para perceber a negligência com que cumpro, às vezes, as minhas tarefas.

Dá-me coragem para reunir os muitos momentos perdidos no estudo.

Faz-me um estudante aplicado ao meu trabalho, preocupado em estudar com método, em ler inteligentemente, em consultar os que sabem mais do que eu para no dia de amanhã ser um trabalhador eficiente na missão que destinaste.

Amém


sábado, 8 de agosto de 2009

Pai que é verdadeiro exemplo de amor.

A história de um pai que não mediu esforços para realizar o sonho de seu filho. Lindo e comovente. Assista!

Parabéns Papai!

Parabéns Papai! Assista mais um vídeo. Deus abençoe todos os pais.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cidadania

O que é cidadania?

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."
Juarez Távora - Militar e político brasileiro.